Capacitações

Aí vão mais algumas informações para ajudá-lo(a) a escolher uma das três opções que oferecemos:

Capacitação em Capelania Espírita

          

Estará conosco o Dr. Alexandre Anéfalos, médico cirurgião do aparelho digestivo, que coordenará a capacitação em capelania espírita, com base no livro “Capelania Espírita: teoria e prática”, publicado pela AME-Brasil e já em pleno desenvolvimento na AME-Piracicaba e em outras Ames em vários estados. É um projeto muito bem fundamentado, para instrumentalizar o voluntário espírita (não precisa ser profissional de saúde) a adentrar o complexo universo hospitalar e poder levar de forma competente e segura, o bálsamo da doutrina espírita aqueles que enfrentam o período de doença do corpo físico. A capacitação orientará desde a organização de um grupo até o atendimento de casos especiais, oportunizando diálogo e respostas a questões do público. Em breve, a AMERGS estará cadastrada em alguns hospitais da capital de forma a podermos atender aos doentes levando o consolo da Doutrina Espírita dentro dessa proposta de trabalho.  Serão 100 vagas abertas.

 

Capacitação em Dependência Química

              

              O tema dependência química tem sido um dos mais importantes na nossa contemporaneidade. Estará conosco mais uma vez o médico psiquiatra Dr. Edilson Cardoso, presidente da AME Santo Angelo, que há muitos anos desenvolve um projeto de atendimento a pacientes e familiares de dependência química, integrando princípios da Doutrina Espírita com técnicas grupais de atendimento. Muitas casas espíritas no RS e em outros estados já trabalham dentro da proposta criada pelo do Dr. Edson e denominada “Apoio Fraterno ao Dependente Químico”, que dispõe de um livro com o mesmo título. Na capacitação, serão abordados os seguintes tópicos: O que é o Apoio Fraterno (AF); Estrutura Física e Logística necessária para o Trabalho do AF; Perfil do voluntário do AF; Dinâmica do funcionamento do AF; Como acontece a recuperação da dependência química no AF; Como trabalhamos no AF; Codependência- Entendendo a família do dependente químico. Serão abertas 70 vagas.

 

 

 

                     Capacitação no Projeto “Sim à Vida”

 

               O Projeto Sim à Vida se refere a uma belíssima proposta de trabalho para prevenção à prática do aborto. Com uma metodologia própria e bastante eficaz, consegue-se chegar àquelas meninas e mulheres que há pouco se descobriram grávidas, bem como seus parceiros. Nesses momentos de dúvida, ambivalência, conflitos, os voluntários conseguem em muitos casos, através da palavra consoladora e esclarecedora, do provimento de recursos materiais e da oração, salvar vidas indefesas levando a luz necessária para que os pais cumpram seus deveres diante da Divina Lei. Algumas Ames já trabalham com esse Projeto, que se dá em parceria com a ONG Lar Preservação da Vida, em Maringá. O Dr. Paulo Batistuta Novaes, Ginecologista e Obstetra, da AME-Espírito Santo, dividirá sua experiência conosco, possibilitando-nos estruturar nosso grupo de ação em benefício das famílias de nosso estado. Serão ofertadas 70 vagas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações: Associacao Medico Espirita do Rio Grande do Sul (51) 32794463 seminario.amergs@gmail.com

Divulgue e gerencie online cursos e eventos